Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvimento de um protocolo de avaliação do desempenho de recursos humanos em instituições de ensino superior/IES: notas para a gestão acadêmica a partir do caso do Curso de Turismo/UFJF – Brasil

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português

10.5007/1983-4535.2014v7n2p243

ISSN

1983-4535

Autores

Thiago Duarte Pimentel, Sara Conceição de Paula,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada sobre a formação e inserção profissional no mercado de trabalho na área do turismo, no Brasil. Especificamente, discute-se aqui a realização de uma avaliação da gestão acadêmica do curso superior de bacharelado em turismo numa universidade federal brasileira à luz da gestão de seus recursos humanos. O estudo desenvolve uma metodologia própria, um protocolo de análise do perfil docente, baseado no cruzamento de técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas, suportado pela existência de um sistema nacional de base de dados e informações de docentes e pesquisadores que alimenta e torna possível a aplicação do protocolo. Os resultados encontrados evidenciam, em geral, a produtividade coletiva e o seu perfil relacionado ao caso em estudo e, em particular, os graus de especialização e assimetria na produtividade individual dos docentes, além de eventuais incongruências entre a especialização dos profissionais versus as áreas de atuação, disciplinas lecionadas e orientações realizadas. Como conclusão, duas contribuições centrais são advogadas: (1) a elaboração de um protocolo pesquisa próprio, e (2) os indicadores dele derivados que servem tanto para o levantamento de diagnóstico, para o monitoramento e avaliação do desempenho da gestão acadêmica.

Referência(s)