
Comunicação da Responsabilidade Social Empresarial em Websites Corporativos: Estudo Comparado com Grandes Empresas de Países Emergentes
2014; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5585/geas.v3i3.65
ISSN2316-9834
AutoresJosé Sousa Filho, Lilian Soares Outtes Wanderley, Rafael Lucian, K. van der Kooy,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente estudo analisa a comunicacao da responsabilidade social empresarial (RSE) pela internet baseado no conjunto de indicadores denominado Indice de Comunicacao da Responsabilidade Social pela Web (CSRIDOW). Os dados foram coletados nos websites corporativos de 124 grandes empresas de 12 paises considerados emergentes no intuito de investigar a existencia de: diferenca entre a comunicacao da RSE pela internet nos anos 2007 e 2012; e correlacao entre a comunicacao da RSE pela internet e o desempenho financeiro das empresas. Para analisar os dados e testar hipoteses foram utilizadas estatisticas descritivas, correlacao bivariada e teste de diferenca de media. Como resultado, constatou-se diferenca na comunicacao da RSE pela internet entre os anos pesquisados, e nao foi observada correlacao entre comunicacao da RSE pela internet e desempenho financeiro. Identificou-se o crescimento da divulgacao da RSE pela internet em 2012 em relacao a 2007. O maior crescimento em CSRIDOW deu-se nas empresas chinesas, que comunicam a RSE em seus websites em 2012 tres vezes mais do que em 2007.
Referência(s)