Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Gulliver, os liliputianos e a física

2014; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 36; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1806-11172014000400005

ISSN

1806-9126

Autores

Luiz Raimundo Moreira de Carvalho,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A aprendizagem em física requer a compreensão de conceitos básicos como escalas, proporções, áreas e volumes. A compreensão de tais alicerces não é, de forma nenhuma, algo trivial, e não deve ser tratada como simples pré-requisito para a construção de conceitos físicos mais elaborados. A realização de atividades que tratem destes alicerces é fundamental para uma aprendizagem em física, seja qual for o nível de ensino em que o estudante se encontra. Com o objetivo de discutir aspectos relacionados à aprendizagem de conceitos considerados alicerces para a aprendizagem em física, são propostas situações-problema envolvendo o imaginário reino de Liliput, descrito na mais famosa obra de Jonathan Swift, As Viagens de Gulliver. A narrativa de Swift apresenta diversas circunstâncias que, apesar de fictícias, são muito ricas e nos permitem explorar os alicerces de uma forma interessante e, principalmente, abordando uma grande variedade de situações que envolvem as principais dificuldades apresentadas pelos estudantes no estudo de conceitos físicos básicos.

Referência(s)