Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O significado da História

2005; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0101-90742005000100008

ISSN

1980-4369

Autores

Frederick Jackson Turner, Arthur Lima de Ávila,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Frederick Jackson Turner (1861-1932) foi um dos mais importantes historiadores norte-americanos do século XX. Através de sua atuação na academia, institucionalizou-se o estudo da chamada "história-problema", em que a disciplina deveria fornecer a compreensão do presente através da análise do passado. Defensor do caráter presentista da História e de um relativismo moderado, Turner estabeleceu vários dos pressupostos que se tornariam padrões nas universidades dos Estados Unidos, como o estudo das "forças invisíveis" que ritmam e determinam o processo histórico e da grande massa de seres humanos anônimos que ajudaram a construir a democracia em terras americanas.

Referência(s)