Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Artes liberais e ofícios mecânicos nos colégios jesuíticos do Brasil colonial

2012; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 17; Issue: 51 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782012000300012

ISSN

1809-449X

Autores

Amarílio Ferreira, Marisa Bittar,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Com base em fontes documentais, examinamos neste artigo a prática pedagógica da Companhia de Jesus no Brasil colonial buscando elementos que configuram a relação entre o ensino de humanidades, principal função dos colégios jesuíticos, e a instrução de ofícios manuais. Os resultados obtidos na pesquisa permitem afirmar que houve imbricação entre artes liberais e artes mecânicas, sendo estas complementares em relação àquelas. Tal fato se explica porque os colégios, no contexto da escravidão, necessitaram construir oficinas anexas nas quais eram produzidas as manufaturas necessárias ao seu próprio consumo. Nessas oficinas, os padres instruíam alunos por meio do método semelhante ao das corporações de ofício medievais. Com base nos dados encontrados, é possível afirmar também que a prática pedagógica da Companhia de Jesus no Brasil colonial extrapolou as determinações do Ratio studiorum e das Constituições..., documentos que preceituavam a educação jesuítica em todo o mundo.

Referência(s)