Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão

2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Issue: 8 Linguagem: Português

10.1590/s1517-45222002000200016

ISSN

1807-0337

Autores

Bernard Charlot,

Tópico(s)

Education, sociology, and vocational training

Resumo

A violência na escola é um fenômeno social. Para tornar-se objeto de pesquisa, esse fenômeno deve ser definido pelo pesquisador. Ademais, uma boa parte do esforço de pesquisa consiste em definir do que se fala. Este artigo analisa a maneira como os sociólogos franceses abordam a questão da violência e as distinções conceituais que eles propõem: a violência na escola, à escola e da escola; a violência, a agressão, a agressividade; a violência, a transgressão, a incivilidade, etc. Por baixo da violência como sintoma, é necessário estudar a tensão engendrada, ao mesmo tempo, pelas relações sociais e pelas práticas quotidianas da escola.

Referência(s)