
Relação entre habilidades auditivas e fonológicas em crianças com dislexia do desenvolvimento
2008; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572008000100016
ISSN2175-3539
AutoresSimone Aparecida Capellini, Giseli Donadon Germano, Ana Claúdia Vieira Cardoso,
Tópico(s)Cognitive and developmental aspects of mathematical skills
ResumoA dislexia do desenvolvimento, dificuldade específica de leitura, é caracterizada pela dificuldade em realizar a decodificação fono-grafêmica e percepção de fonemas acusticamente semelhantes. Este estudo teve como objetivo caracterizar o desempenho de crianças com dislexia quanto às habilidades auditivas e de consciência fonológica, correlacionando-as. Participaram deste estudo crianças com dislexia e com bom desempenho escolar, submetidas a avaliações audiológica, do processamento auditivo e das habilidades fonológicas. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significante entre as habilidades auditivas de seqüência para sons verbais, mensagem competitiva ipsi e contra-lateral, dicótico de dígitos e dissílabos alternados e ainda nos subtestes de síntese, segmentação, manipulação e transposição. Os achados deste estudo evidenciaram correlação entre provas de memória auditiva e manipulação silábica e fonêmica e associação entre habilidades auditivas e fonológicas, sugerindo que os processos auditivos interferem diretamente na percepção de aspectos acústicos, temporais e seqüenciais dos sons para formação de uma representação fonológica estável.
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