Se mudo o mundo muda: ensino de línguas sob a perspectiva do emergentismo
2009; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4013/cld.2009.71.03
ISSN1679-8740
Autores Tópico(s)Linguistic Studies and Language Acquisition
ResumoSe mudo o mundo muda: ensino de línguas sob a perspectiva do emergentismoIf I change the world changes: Language teaching from an emergentistic perspective RESUMO -O objetivo do texto é mostrar que a percepção do ensino de línguas como um sistema complexo pode facilitar o trabalho do professor na sala de aula.Na medida em que os sistemas complexos, entre outros aspectos, caracterizam-se por serem abertos, auto-reguláveis e sensíveis às condições iniciais, o professor pode usar essas características para fazer o sistema eclodir, despendendo menos esforço e produzindo mais resultado.Para isso, procura-se dar uma ideia clara do que é um sistema complexo, de como ele emerge e de como é possível corrigir seu rumo.Mostram-se as relações entre os
Referência(s)