Artigo Acesso aberto

Se mudo o mundo muda: ensino de línguas sob a perspectiva do emergentismo

2009; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4013/cld.2009.71.03

ISSN

1679-8740

Autores

Vilson J. Leffa,

Tópico(s)

Linguistic Studies and Language Acquisition

Resumo

Se mudo o mundo muda: ensino de línguas sob a perspectiva do emergentismoIf I change the world changes: Language teaching from an emergentistic perspective RESUMO -O objetivo do texto é mostrar que a percepção do ensino de línguas como um sistema complexo pode facilitar o trabalho do professor na sala de aula.Na medida em que os sistemas complexos, entre outros aspectos, caracterizam-se por serem abertos, auto-reguláveis e sensíveis às condições iniciais, o professor pode usar essas características para fazer o sistema eclodir, despendendo menos esforço e produzindo mais resultado.Para isso, procura-se dar uma ideia clara do que é um sistema complexo, de como ele emerge e de como é possível corrigir seu rumo.Mostram-se as relações entre os

Referência(s)