Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Comparação entre avaliação objetiva e autoavaliação da maturação sexual em crianças e adolescentes

2009; Elsevier BV; Volume: 85; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0021-75572009000200009

ISSN

1678-4782

Autores

Jenner Chrystian Veríssimo de Azevedo, Lana M. P. Brasil, Taísa B. M. A. Macedo, Lúcia Fátima Campos Pedrosa, Ricardo Fernando Arrais,

Tópico(s)

Adolescent Sexual and Reproductive Health

Resumo

OBJETIVO: Avaliar as correlações entre avaliação objetiva e autoavaliação em ambientes diferentes (ambulatorial e escolar). MÉTODOS: Trezentos e dezenove indivíduos, 178 ambulatoriais (96 meninos e 82 meninas) e 141 (73 meninos e 68 meninas) de escolas públicas (8,3-18,7 anos), com 73 indivíduos (39 meninas e 34 meninos) apresentando índice de massa corporal acima do percentil 85 do Centers for Disease Control and Prevention, de 2000. Todos foram examinados, após consentimento informado, em sequência e individualmente, por dois médicos treinados, e então submetidos a autoavaliação, utilizando fotogramas (Tanner). Dos dados obtidos foram calculados os coeficientes de correlação de kappa entre examinadores e a autoavaliação. Para os testes foi adotado p < 5%. RESULTADOS: Não houve diferença significante entre as correlações obtidas no ambulatório e nas escolas e os dois grupos foram analisados em conjunto. As correlações obtidas entre os examinadores foram significantemente maiores que as da autoavaliação, com kappa (e intervalo de confiança) de 0,75 (0,8-0,69) para mamas/genitália entre examinadores contra 0,27 (0,34-0,20) e 0,29 (0,36-0,22) entre os dois examinadores e a autoavaliação (p < 0,0001). CONCLUSÕES: Na amostra estudada, a autoavaliação do estádio puberal não deve substituir a avaliação objetiva feita por profissionais treinados. Um aperfeiçoamento do método de autoavaliação poderia permitir seu uso em estudos populacionais.

Referência(s)