
Amizade, infância e TDAH
2010; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4013/4558
ISSN1983-3482
AutoresSoraya Soraya da Silva Sena, Luciana Karine de Souza,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoA amizade na infância e promotora de desenvolvimento cognitivo, bem-estar subjetivo e apoio social. Apesar desse reconhecimento, ha lacunas nas investigacoes empiricas e teoricas empreendidas. Assim, este trabalho objetiva, num primeiro momento, revisar as perspectivas conceituais e os estudos empiricos recorrentes na pesquisa em amizade infantil. Em seguida, busca identificar a producao cientifica brasileira especifica sobre amizade na infância. Em um terceiro momento, visa discutir a amizade infantil diante do Transtorno de Deficit de Atencao/Hiperatividade (TDAH), revisando as pesquisas nacionais e estrangeiras disponiveis. Por fim, esses trabalhos sao analisados criticamente e sao levantadas possibilidades de investimento cientifico sobre a amizade em criancas com e sem TDAH no pais. Palavras-chave: amizade, desenvolvimento, transtorno.
Referência(s)