
Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes
2012; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 36; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0100-55022012000500014
ISSN1981-5271
AutoresJosé Roberto Costa, Valéria Ferreira Romano, Rosane Rodrigues Costa, Rodrigo Roger Vitorino, Luiz Anastácio Alves, Andréia Patrícia Gomes, Rodrigo Siqueira‐Batista,
Tópico(s)Palliative and Oncologic Care
ResumoDiante das atuais demandas sociais, tornou-se imprescindível para a educação médica a transição do modelo tradicional de formação reducionista e hospitalocêntrica para uma vertente de educação mais ampla e integralizada. A construção de novas práticas de formação em saúde - com a utilização de cenários externos -, em coparticipação com o SUS, tem assumido um papel fundamental na formação médica. Em 2005, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incorporou em seu currículo a Aprendizagem Baseada em Problemas e a inserção dos graduandos de Medicina em Unidades Básicas de Saúde da Família. Este artigo apresenta a percepção dos discentes de Medicina neste cenário. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevistas e análise temática das respostas, com a criação de categorias. Os resultados demonstram a combinação de impressões positivas - integração entre teoria e prática - e negativas - problemas na organização das atividades e necessidade de identificação de um preceptor local. Propõe-se um planejamento orientado pelas novas diretrizes para o ensino na Atenção Primária à Saúde, contextualizada à condição da integralidade.
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