Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A CORRELAÇÃO ENTRE NÍVEL DE PROFICIÊNCIA E DESEMPENHO NA IDENTIFICAÇÃO DA PLOSIVA ALVEOLAR ASPIRADA DO INGLÊS (L2)

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5380/rvx.v1i0.34674

ISSN

1980-0614

Autores

Felipe Flores Kupske,

Tópico(s)

Language, Discourse, Communication Strategies

Resumo

Neste trabalho, tentamos verificar a existência de correlação entre nível de proficiência em L2 e média de acertos na identificação da plosiva alveolar aspirada do inglês. Contamos com 14 participantes palatalizantes aprendizes de inglês (L2) do Oeste de Santa Catarina, e nosso teste de identificação foi elaborado com estímulos de um locutor nativo do inglês. A testagem apontou uma associação significativa entre proficiência e desempenho. Contudo, nossa testagem revela que a diferença é significativa apenas na média de erro em função da proficiência quando os segmentos antecediam [i:]. Nesta perspectiva, podemos pensar que os informantes de nível básico de proficiência em inglês identificam os segmentos testados como tokens de um mesmo som nativo, isto é, categorizariam africada e plosiva aspirada antes de vogal alta não arredondada em uma mesma categoria.

Referência(s)
Altmetric
PlumX