
Internacionalização da educação superior: processo de Bolonha
2010; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 18; Issue: 67 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362010000200003
ISSN1809-4465
AutoresHamilton de Godoy Wielewicki, Marlize Rubin Oliveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA transição para o século XXI é marcada por profundas mudanças nas relações da sociedade. A educação é parte desse processo e, neste sentido, a relação indissociável entre a unificação da Europa e a de sua educação superior denota tal percepção. Este trabalho objetiva trazer elementos para a compreensão do Processo de Bolonha, analisando aspectos de sua implementação; estabelecendo vínculos entre suas características e objetivos e a racionalidade à qual o Processo parece estar afiliado; e indicando possíveis impactos para a educação superior brasileira. A análise indica que, na medida em que a Europa deseja estabelecer parcerias internacionais que ampliem seu leque de opções para a educação superior, pode-se presumir que a pauta tende a apontar para interesses da própria Europa. Isso exige uma postura de discussão e negociação que tenha como base as noções de alteridade e diversidade, com a universidade como locus privilegiado de análise crítica, propositiva e, sobretudo, prospectiva.
Referência(s)