
Teste de inteligência WISC-III adaptando para a população brasileira
1998; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85571998000200004
ISSN2175-3539
AutoresVera Lúcia Marques de Figueiredo, Silvia Nara Siqueira Pinheiro, Elizabeth do Nascimento,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoO presente artigo tem por objetivo mostrar alguns resultados encontrados até o momento, na pesquisa de adaptação do teste de inteligência WISC- III (Wechsler Intelligence Scale for ChildrenThird Edition). Os dados apresentados referem-se à aplicação do conjunto verbal do teste a uma amostra piloto de 116 crianças com idades entre 6 e 16 anos, matriculadas na rede de escolas públicas e privadas da cidade do Rio Grande (RS). Os resultados evidenciaram índices de validade e consistência interna do conjunto verbal do teste. Observou-se a relevância da idade, da repetência e do local da escola devendo estas variáveis serem controladas na pesquisa de adaptação. Há necessidade de alteração de alguns itens, principalmente nos subtestes Informação e Vocabulário.
Referência(s)