Estratégia como prática e aprendizagem na interação dos sujeitos recicladores: resultados da incubadora de empreendimentos solidários, do Centro Universitário La Salle, Canoas, RS
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 7; Linguagem: Português
10.5902/1983465915903
ISSN1983-4659
AutoresRobinson Henrique Scholz, Graciema Fátima da Rosa, Maria de Lourdes Borges,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo pretende analisar as estratégias como práticas e a aprendizagem dos sujeitos em interação no âmbito da Incubadora de Empreendimentos Solidários, do Centro Universitário La Salle (Uni-lasalle), Canoas, Rio Grande do Sul (RS), juntamente aos sete empreendimentos incubados. A análise so-cioambiental crítica sobre os processos de atuação consiste no ponto de partida; os empreendimentos incubados, por sua vez, atuam na área da reciclagem de resíduos pós-consumo, localizados nos municípios de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita, no RS. O método de investigação adotado é um estudo multicasos, de cunho qualitativo, enquanto o corpus de dados é composto por 15 entrevistas semiestruturadas reali-zadas com os catadores participantes dos empreendimentos incubados, por observações participantes e por dois grupos focais. Para a análise e o tratamento dos dados coletados, o método adotado é a análise de conteúdo. Os resultados indicam que: i) a atuação da Incubadora é avaliada como sendo propulsora de políticas públicas por meio dos processos democráticos de participação; ii) a construção dos processos de aprendizagem foi realizada por meio da educação popular; iii) há necessidade de ampliação da ação da Incubadora para além dos empreendimentos incubados, na busca de redes de cooperação para o fortale-cimento da cadeia produtiva da reciclagem, intentando o beneficiamento dos resíduos e a comercialização conjunta, por exemplo.DOI: 10.5902/1983465915903
Referência(s)