Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Pesquisa participante: metodologia pedagógica alternativa para enfermeiros

1987; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 40; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0034-71671987000100005

ISSN

1984-0446

Autores

Lélia Maria Madeira,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Através das etapas da pesquisa participante, considerando-se os princípios da ação democrática e utilizando-se da discussão em grupo, estudou-se a problemática da hospitalização da criança, com primeiro enfoque na admissão. A análise crítica do processo evolutivo da pesquisa mostrou que a vivência do processo educativo-participativo promoveu nos enfermeiros, seja individualmente ou como grupo social, uma progressiva ascensão de sua visão da realidade, com evidente superação de uma consciência ingênua, espontânea, para outra mais crítica, reflexiva, ainda que não se tenha atingido o nível desejado de uma consciência de classe.

Referência(s)