Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

De Elimar Pinheiro Nascimento, Alfredo Pena-Vega e Marcio Antonio Silveira (orgs.): interdisciplinaridade e universidade no século XXI

2011; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-69922011000100013

ISSN

1980-5462

Autores

Fabiana Moreira Vicentim,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

livro reune doze textos, de dezoito autores com areas multiplas de for-macao, o que possibilita compreender a interdisciplinaridade por diver-sos ângulos e torna o livro diversificado e interessante. Oferece ao leitor reflexoes abrangentes sobre a tematica. A discussao e pautada em tres eixos: o resgate da subjetividade na pesquisa cientifica, a superacao da uniformida-de das disciplinas e a apresentacao de experiencias interdisciplinares. A obra agrega valor a discussao sobre interdisciplinaridade, por abordar desde aspectos teoricos e metodologicos, ate exemplos de sua aplicabilidade.A coletânea, composta por doze artigos, e a mais recente publicacao resultante da parceria entre o Observatorio Internacional das Reformas Universitarias – ORUS INT, o Centro de Desenvolvimento Sustentavel – CDS/UnB e a Universi-dade Federal do Tocantins – UFT. Relaciona a interdisciplinaridade a diversos temas, dentre eles: paradigma transdisciplinar, metodologia de cenarios, sus-tentabilidade, mudancas climaticas, recursos hidricos, agroecologia e producao energetica.A primeira parte do livro reune textos de Alfredo Pena-Vega, Veronique Nahoum-Grape e Luis Manuel Flores-Gonzales, que tratam de alguns aspectos teoricos da interdisciplinaridade. Pena-Vega atinge o cerne da questao ao referir-se a necessidade de reorganizacao profunda do conhecimento. Para tanto, refuta a organizacao do conhecimento por meio de disciplinas e aponta a perspectiva transdisciplinar. Focaliza as contribuicoes dadas por essa nova forma de com-preender as questoes socioambientais. De forma clara e sucinta, contextualiza as influencias mutuas entre as ciencias humanas e as ciencias naturais. Esclare-ce que a transdisciplinaridade e tratada nos estudos e pelos pesquisadores de forma marginal, sendo ainda apenas uma aposta. O texto auxilia no entendi-mento do pensar complexo e aponta a transdisciplinaridade como estrategia. O

Referência(s)