Artigo Produção Nacional Revisado por pares

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

2014; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14210/contrapontos.v14n2.p259-274

ISSN

1984-7114

Autores

Suely Amaral Mello, Andreia Maria Cavaminami Lugle,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Partimos do principio de que a escola tem como funcao promover a humanizacao das criancas e alunos em suas maximas potencialidades e o professor e o mediador mais experiente nessa relacao. Desse ponto de vista, a formacao inicial e continuada de professores devem ter como principio o estudo de uma teoria que sustente a pratica pedagogica visando a potencializacao do desenvolvimento humano. Defendendo, entao, que toda pratica pedagogica deve ser alicercada em uma teoria, buscamos conhecer e estudar uma teoria para fundamentar a pratica nos encontros de formacao de professores. Adotamos, para esta abordagem, a Teoria Historico-Cultural por sua explicita relacao com uma educacao humanizadora e desenvolvente ao entender a escola como processo promotor do desenvolvimento humano. Objetivamos, nesse artigo, refletir sobre as implicacoes pedagogicas dessa Teoria para a formacao de professores utilizando como referencial teorico Vygotsky, Davydov, Leontiev, dentre outros. Palavras-chave: Formacao de Professores, Teoria Historico-Cultural, Educacao.

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