Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ORALIDADE E LETRAMENTO NA CONSTRUÇÃO DA PONTUAÇÃO

2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 61; Linguagem: Português

10.5380/rel.v61i0.2883

ISSN

2236-0999

Autores

Lourenço Chacon,

Tópico(s)

Linguistic Studies and Language Acquisition

Resumo

Neste estudo, tivemos como preocupação a busca de fatos lingüísticos possivelmente envolvidos na aquisição da pontuação. Para tanto, selecionamos ocorrências de pontuação em 45 textos produzidos em situação escolar por três sujeitos que freqüentaram a primeira série do ensino fundamental numa escola municipal de São José do Rio Preto (SP) – sendo 15 textos de cada sujeito. Como principais tendências relacionadas ao emprego de sinais de pontuação nesses textos observamos: a) variação inter-sujeitos; b) variação intra-sujeitos; c) variação em função de tipo de textos; d) aumento de marcas de pontuação ao longo do ano; e) saliência do caráter gráfico da pontuação nas primeiras produções textuais; e f) percepção de uma conjunção não isomórfica de elementos de várias naturezas lingüísticas. Como hipóteses explicativas para essas tendências, destacamos diferentes modos de relação dos sujeitos com a língua e, sobretudo, sua inscrição histórica em práticas de oralidade e de letramento, sobrepostas ou salientadas no emprego dos sinais. Abstract In this article, our aim was to search for linguistic issues possibly involved in punctuation acquisition. In such a way, we extracted punctuation occurrences from 45 texts produced by three elementary school first degree students from São José do Rio Preto (SP state, Brazil) – 15 texts of each student. Data indicated six main tendencies: a) intersubjects variation; b) intrasubjects variation; c) variation resulting from different types of text; d) increase of punctuation across time; e) saliency of graphic character of punctuation in the first texts; and f) perception of a non-isomorphic integration of different linguistic elements. We suggested that different kinds of subject/language relationship and facts from orality and literacy gave the main support to punctuation activity of our subjects.

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