Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios

2013; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 66; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/s0034-71672013000700013

ISSN

1984-0446

Autores

Josicélia Dumêt Fernandes, Lyra Calhau Rebouças,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

As Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem são referenciais para o fortalecimento das mudanças na formação de profissionais competentes, críticos e comprometidos com a saúde da população. Buscando identificar essas mudanças, este estudo teve como objetivo analisar os avanços e desafios de uma década dessas Diretrizes. Trata-se de uma pesquisa documental, em que foram analisadas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Resolução CNE/CES nº 03/2001 e a produção intelectual brasileira sobre a temática, na década 2001 a 2011. Essa produção foi buscada em periódicos científicos da área, através das bases BDENF, SciELO e LILACS. A análise ancorou-se no referencial metodológico da dialética que proporcionou o estudo do tema na sua dinamicidade, contradições e totalidade de sua inserção nas políticas públicas. Os resultados apontaram avanços no fortalecimento da mudança na educação em enfermagem, em sintonia com as políticas de educação e saúde.

Referência(s)