Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Validade por processo de resposta no teste de Cloze

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1984-02922009000300010

ISSN

1984-0292

Autores

Neide de Brito Cunha, Acácia Aparecida Angeli dos Santos,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

Tendo por base considerações sobre as evidências de validade por processo de resposta, foram analisados neste estudo os erros cometidos num teste de Cloze. Participaram 266 crianças, de ambos os sexos, entre 8 e 13 anos, de terceiras e quartas séries do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de São Paulo. Foram formados dois grupos de protocolos: das crianças que tiveram as melhores e as piores pontuações, para a construção de uma escala dos tipos de erros cometidos, a saber: branco, fonológico, lexical, sintático e semântico. Os resultados mostraram que as crianças com médias mais altas cometeram mais erros lexicais e as com médias mais baixas, erros semânticos. Embora tenha sido encontrada a evidência de validade por processo de resposta, por meio da avaliação da homogeneidade na distribuição dos tipos de erros, é preciso ampliar o conhecimento sobre as características psicométricas do teste de Cloze.

Referência(s)