Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Espaços de negros e brancos em livros didáticos de Geografia do estado do Paraná, Brasil

2013; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 19; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132013000400015

ISSN

1980-850X

Autores

Wellington Oliveira dos Santos,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho analisa formas discursivas que operam nos livros didáticos de Geografia do Paraná aprovados para o Programa Nacional do Livro Didático de 2007 (PNLD/2007). O objetivo é discutir formas de hierarquização entre os grupos raciais brancos e negros que podem atuar de modo a manter ou criar relações de dominação entre os grupos raciais, de acordo com o conceito de ideologia proposto por John B. Thompson. Os livros didáticos analisados pouco apresentam personagens negros, e estabelecem o branco como padrão de humanidade e ocupante do território paranaense; ao mesmo tempo em que "racializam" o negro e diminuem a presença da população negra no estado do Paraná. As vinhetas dos livros, relacionadas à construção cientifica do saber, não apresentam personagens negros, o que indica que esses estão distantes de serem considerados capazes de fazer parte da construção do saber científico ocidental do qual a Geografia faz parte.

Referência(s)