História da educação na Romênia com foco no processo de Bolonha
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português
10.5902/2176217115122
ISSN2318-1338
Autores Tópico(s)Global Education Systems and Policies
ResumoO sistema de ensino da Romênia foi marcado por grandes reformas educacionais que moldaram o seu curso e pode ser categorizado como tendo períodos distintos de convergência - final do século 18, pré-Segunda Guerra Mundial, 1968-1969, e 1989 ao presente - e divergência - maior parte do regime comunista e a partir da integração no sistema de ensino da Europa Ocidental. A partir de 1999 as reformas de Bolonha têm revolucionado o sistema de ensino na Romênia. A nova legislação da educação foi alterada para permitir o andamento do Processo de Bolonha e o sistema de ensino superior oscilou entre centralismo e autonomia. Este artigo analisa o sistema de ensino romeno com um foco particular sobre a autonomia institucional, garantia de qualidade e dimensão social.Palavras-chave: reformas educacionais, história da educação, processo de Bolonha, isomorfismo institucional, diversificação, homogeneidade institucional, mobilidade acadêmica, autonomia institucional.
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