Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tecnologias de Informação e Comunicação: contribuições para o processo interdisciplinar no ensino superior

2006; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 30; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022006000300008

ISSN

1981-5271

Autores

Bernadete Malmegrim Vanzella Amem, Lena Cardoso Nunes,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar como as Tecnologias da Informação e da Comunicação são utilizadas como possibilidade pedagógica para criar um ambiente de aprendizado e que contribuições podem trazer para a interdisciplinaridade prevista nas atuais diretrizes curriculares nacionais do ensino médico. A análise de dados enfatizou os seguintes temas: o projeto político- pedagógico no âmbito das diretrizes curriculares do ensino médico; as tecnologias de Informação e Comunicação no enfoque interdisciplinar; seus entraves na práxis pedagógica. As reflexões preliminares apontaram para os seguintes aspectos: a importância do projeto político pedagógico como norteador dos objetivos do ensino; a integração interdisciplinar como um processo para a melhoria da qualidade do ensino; as TIC como um instrumento facilitador da aprendizagem; as dificuldades dos discentes frente à seleção de informações no ambiente virtual; e, finalmente, o desafio para a formação do médico generalista.

Referência(s)