Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A escola e famílias de territórios metropolitanos de alta vulnerabilidade social: práticas educativas de mães "protagonistas"

2014; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 19; Issue: 56 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782014000100007

ISSN

1809-449X

Autores

Hamilton Harley de Carvalho-Silva, Antônio Augusto Gomes Batista, Luciana Mendonça Alves,

Tópico(s)

Child Welfare and Adoption

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma investigação que teve por objetivo explorar relações com a escola de famílias moradoras de territórios de alta vulnerabilidade social. Examina práticas educativas de um grupo de mães, aqui consideradas "protagonistas", caracterizado por realizar fortes investimentos na escolarização dos filhos, mesmo que expostas a grandes riscos sociais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e da observação das famílias, moradoras na periferia da Zona Leste de São Paulo. A análise foi realizada por retratos sociológicos. As conclusões mostram que as mães empreendem alguns esforços, entre outros, para a escolha do estabelecimento de ensino, o acompanhamento da rotina escolar e do dever de casa e o controle das interações sociais dos filhos com o território.

Referência(s)