Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

COMPORTAMENTO PROCRASTINADOR E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2014; Linguagem: Português

10.14392/asaa.2014070304

ISSN

1983-8611

Autores

Flávio Ribeiro, Bruna Camargos Avelino, Romualdo Douglas Colauto, Sílvia Pereira de Castro Casa Nova,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste em investigar a relacao entre o comportamento procrastinador e o desempenho academico de alunos do curso de graduacao em Ciencias Contabeis. Caracteriza-se como um estudo exploratorio e utiliza uma escala psicometrica desenvolvida por Lay (1986) composta de 20 assertivas para identificar o nivel de procrastinacao dos estudantes. Participaram da pesquisa 200 estudantes de tres instituicoes de ensino publicas brasileiras. Os resultados da escala psicometrica foram comparados com o desempenho academico dos estudantes, mensurado por meio da utilizacao de tres metricas distintas. Os escores normalizados sugerem que estudantes com altos niveis de procrastinacao tendem a ter seu desempenho escolar reduzido. Estudantes do genero masculino tendem a ser mais procrastinadores. Contudo, a ausencia de significância nao permite rejeitar a hipotese nula de inexistencia de diferenca entre os generos dos academicos e o nivel de procrastinacao.

Referência(s)