
COMPORTAMENTO PROCRASTINADOR E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
2014; Linguagem: Português
10.14392/asaa.2014070304
ISSN1983-8611
AutoresFlávio Ribeiro, Bruna Camargos Avelino, Romualdo Douglas Colauto, Sílvia Pereira de Castro Casa Nova,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO objetivo desta pesquisa consiste em investigar a relacao entre o comportamento procrastinador e o desempenho academico de alunos do curso de graduacao em Ciencias Contabeis. Caracteriza-se como um estudo exploratorio e utiliza uma escala psicometrica desenvolvida por Lay (1986) composta de 20 assertivas para identificar o nivel de procrastinacao dos estudantes. Participaram da pesquisa 200 estudantes de tres instituicoes de ensino publicas brasileiras. Os resultados da escala psicometrica foram comparados com o desempenho academico dos estudantes, mensurado por meio da utilizacao de tres metricas distintas. Os escores normalizados sugerem que estudantes com altos niveis de procrastinacao tendem a ter seu desempenho escolar reduzido. Estudantes do genero masculino tendem a ser mais procrastinadores. Contudo, a ausencia de significância nao permite rejeitar a hipotese nula de inexistencia de diferenca entre os generos dos academicos e o nivel de procrastinacao.
Referência(s)