Composição química das águas de chuva em áreas tropicais continentais, Cuibá-MT: aplicação do sistema clima urbano (S.C.U.)
2010; Linguagem: Português
10.7154/rdg.2010.0020.0005
ISSN0102-4582
AutoresRodrigo Fernando Costa Marques, Cleusa A. G. P. Zamparoni, Edinaldo de Castro Silva, Aparecida de Magalhães, Sumaya Ferreira Guedes, Adalgiza Fornaro,
Tópico(s)Water Quality and Pollution Assessment
ResumoAvaliou-se a composição química de águas da chuva em Cuiabá-MT sob a perspectiva do Sistema Clima Urbano (S.C.U.), considerando-se as fontes emissoras, as características geográficas/topográficas da cidade, e a relação entre o homem e a natureza. O período de amostragem foi entre os dias 21/02 e 02/07 de 2006, representando o final da estação chuvosa e início da estação seca da região. No total de 38 amostras determinaram-se a acidez (medidas de pH), a condutividade elétrica e a concentração dos ânions nitrato, sulfato, cloreto, nitrito e fosfato. Também foi observada a influência do número de dias anteriores sem chuvas ao evento na variabilidade da composição química destas amostras. Os resultados mostraram que mesmo com valores de pH inferiores a 5,6, portanto, chuvas ligeiramente ácidas; as concentrações dos ânions foram baixas, indicando a existência de chuvas limpas. Para o período do estudo, pode-se considerar Cuiabá representando área continental ainda não impactada com atividades antrópicas.
Referência(s)