Artigo Acesso aberto

Composição química das águas de chuva em áreas tropicais continentais, Cuibá-MT: aplicação do sistema clima urbano (S.C.U.)

2010; Linguagem: Português

10.7154/rdg.2010.0020.0005

ISSN

0102-4582

Autores

Rodrigo Fernando Costa Marques, Cleusa A. G. P. Zamparoni, Edinaldo de Castro Silva, Aparecida de Magalhães, Sumaya Ferreira Guedes, Adalgiza Fornaro,

Tópico(s)

Water Quality and Pollution Assessment

Resumo

Avaliou-se a composição química de águas da chuva em Cuiabá-MT sob a perspectiva do Sistema Clima Urbano (S.C.U.), considerando-se as fontes emissoras, as características geográficas/topográficas da cidade, e a relação entre o homem e a natureza. O período de amostragem foi entre os dias 21/02 e 02/07 de 2006, representando o final da estação chuvosa e início da estação seca da região. No total de 38 amostras determinaram-se a acidez (medidas de pH), a condutividade elétrica e a concentração dos ânions nitrato, sulfato, cloreto, nitrito e fosfato. Também foi observada a influência do número de dias anteriores sem chuvas ao evento na variabilidade da composição química destas amostras. Os resultados mostraram que mesmo com valores de pH inferiores a 5,6, portanto, chuvas ligeiramente ácidas; as concentrações dos ânions foram baixas, indicando a existência de chuvas limpas. Para o período do estudo, pode-se considerar Cuiabá representando área continental ainda não impactada com atividades antrópicas.

Referência(s)