
A criança com Síndrome Cri-Du-Chat na escola comum: um estudo de caso
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 27; Issue: 49 Linguagem: Português
10.5902/1984686x8621
ISSN1984-686X
AutoresRogério Drago, Vanessa Pita Barreira Burgos, Camila Reis dos Santos,
Tópico(s)International Relations and Autism
Resumohttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X8621 Este texto tem como objetivo apresentar a Síndrome Cri-Du-Chat ou Síndrome do Miado de Gato, como é comumente conhecida, em relação aos aspectos médicos e educacionais envolvidos no processo de desenvolvimento das pessoas que possuem esta condição patológica, bem como, a partir de um do estudo de caso desenvolvido numa escola pública municipal de Vila Velha-ES refletir sobre como tem sido realizado o processo de ensino e aprendizagem com estudante que possui tal síndrome, e que está matriculada no ensino regular, numa perspectiva inclusiva. O estudo apresenta-se estruturado em três partes. A primeira parte evoca questões médico-biológicas pertinentes à síndrome. A segunda aponta a relevância do processo educacional inclusivo para o desenvolvimento de alunos com necessidades educacionais especiais causadas por deficiência a partir de uma perspectiva sócio-histórica. Ao final traz os aspectos do estudo de caso desenvolvido com o intuito de compreender e analisar as vivências sociais e educacionais dos sujeitos envolvidos neste processo: aluna com Síndrome Cri-Du-Chat, professora do AEE e familiares desta aluna com necessidades educacionais especiais.
Referência(s)