
"Politics 2.0": a campanha online de Barack Obama em 2008
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 17; Issue: 34 Linguagem: Português
10.1590/s0104-44782009000300004
ISSN1678-9873
AutoresWilson Gomes, Breno Fernandes, Lucas Reis, Tarcízio Silva,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo examina o estágio mais recente do padrão das campanhas políticas on-line em eleições presidenciais do ponto de vista dos recursos e instrumentos empregados como parte das operações de comunicação política em redes digitais. Como as eleições americanas de 2008, em geral, e a campanha on-line de Barack Obama, em particular, representam a face mais recente e, até o momento, mais exitosa desse tipo de operação política, os recursos e instrumentos empregados na campanha de Obama serão tomados como um estudo de caso. Trata-se, portanto, de uma prospecção sobre uma experiência de emprego de recursos digitais e on-line em campanhas políticas com o objetivo de reconhecer o patamar a que foram levadas as campanhas on-line e de estabelecer generalizações sobre tendências e possibilidades desse tipo de campanha política. Concluímos que, embora o uso dos recursos de comunicação digital não seja a causa do sucesso da campanha de Obama ou mesmo da mobilização gerada e da popularidade que teve entre o eleitorado jovem, eles certamente fazem parte do ambiente social e político que determinou esses fenômenos.
Referência(s)