Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Trabalho e gênero nas interações de serviços

2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/sec.v11i2.5288

ISSN

1980-8194

Autores

Jordão Horta Nunes, Lúbia Gonzaga Dutra, Marina Lemes Landeiro,

Tópico(s)

Emotional Labor in Professions

Resumo

Há certo consenso na área de estudos sobre o trabalho de que o emprego e as ocupações em serviços são orientadas por distinções de gênero. Entretanto, a produção científica na área, em escopo internacional, ainda é tímida em relação à importância de questões de gênero nas relações entre consumidores, trabalhadores e empregadores, especialmente no que se refere a funcionários da linha de frente, cujas atividades de trabalho se desenvolvem preponderantemente em interação direta com os clientes. Propõe-se aqui recuperar a discussão, no campo da sociologia do trabalho, sobre as interações no trabalho em serviços, hoje direcionada, grosso modo, pelas seguintes questões: descrição e organização do trabalho, subordinação do funcionário e expropriação de seu trabalho emocional pela empresa, estratégias de negociação e enfrentamento de funcionários da linha de frente com empregadores e consumidores. Procura-se destacar as distinções de gênero relativamente a essas três perspectivas de análise do trabalho em serviços. Essas considerações teóricas são empregadas para orientar a pesquisa empírica do trabalho e do consumo numa cadeia de fast-food e em serviços de mototáxi em Goiânia.

Referência(s)