
A sobrevivência do alternativo: uma pequena digressão sobre mudanças conceituais que não ocorrem no ensino de Física
2000; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132000000100002
ISSN1980-850X
AutoresMarcos César Danhoni Neves, Arlindo Antônio Savi,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO presente trabalho apresenta uma pequena digressão sobre conceituação alternativa realizada com alunos de cursos de graduação em Engenharias e Matemática e de pós-graduação (mestrado) em Física da Universidade Estadual de Maringá. São analisadas, a partir dos resultados de um questionário, as prováveis causas para mudanças conceituais (numa aproximação galileana-newtoniana) que dificilmente ocorrem no longo período de formação superior. Como investigação adicional, são apresentados os resultados de um outro questionário respondido por alunos do quarto ano do curso de Física acerca de conhecimentos sobre a história da física.
Referência(s)