Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Quietas e caladas: as atividades de movimento com as crianças na Educação Infantil

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982009000200013

ISSN

1982-6621

Autores

Dijnane Vedovatto, Maria Aparecida Mello,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo discute as atividades de Movimento nas rotinas diárias de professoras de Educação Infantil, sob a perspectiva da teoria Histórico-Cultural de Vigotski, cuja concepção de desenvolvimento infantil prioriza a cultura e a atividade mediada de professores, como determinantes nas aprendizagens e no desenvolvimento infantis. As atividades de Movimento vão além do desenvolvimento motor, relacionando-se com resolução de problemas, questionamentos, criatividade, memória, atenção, abstração, etc. As professoras da creche investigada têm experiência de trabalho com as crianças, mas falta-lhes o conhecimento de como trabalhar atividades educativas com Movimento e, portanto, priorizam a manutenção das crianças em situação de Não-Movimento. Tais práticas de manter as crianças quietas e caladas revelam as concepções de criança e movimento das professoras, indicando a urgência de reformulação dos processos e cursos de formação inicial e continuada de professoras de Educação Infantil.

Referência(s)