
O desafio de ensinar modelos atômicos a alunos cegos e o processo de formação de professores
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 27; Issue: 48 Linguagem: Português
10.5902/1984686x4384
ISSN1984-686X
AutoresRenata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, Loraine Borges Guimarães,
Tópico(s)Science and Education Research
Resumohttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X4384 A partir das orientações contidas na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007), os alunos com necessidades educacionais especiais passaram a ser matriculados nas escolas regulares. Especificamente com relação à inclusão de alunos cegos, devido às suas características peculiares, são necessários recursos e materiais adequados que possam suprir a falta da visualização dos objetos. Nesse contexto, a Química, disciplina que utiliza grande apelo visual, oferece um enorme desafio para a aquisição dos seus conceitos pelos deficientes visuais. Com o intuito de tentar suprir algumas lacunas em conteúdos de Química com grande apelo visual, este trabalho propõe a discussão sobre a importância de se aplicar recursos pedagógicos alternativos que possibilitem aos deficientes visuais a compreensão e a construção do imaginário desta ciência, trabalhando-se para isso com protótipos sobre os Modelos Atômicos. Com este trabalho pretende-se não apenas colaborar para o processo de ensino-aprendizagem como também para a formação de licenciandos mais aptos a trabalhar na perspectiva da inclusão.
Referência(s)