Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A PRESENÇA DO PASSADO NA PAISAGEM ORIENTAL: DAS RUÍNAS MONUMENTAIS A UM ORIENTE DAS RUAS

2003; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 60; Linguagem: Francês

10.5380/rel.v60i0.2857

ISSN

2236-0999

Autores

Vera Chacham,

Tópico(s)

Travel Writing and Literature

Resumo

Na transição do século XVIII ao XIX, o olhar do viajante ocidental sobre o Oriente muçulmano se transforma. A experiência de ruptura trazida pela Revolução Francesa acelera um processo de identificação do Oriente com o passado e com a imobilidade histórica. Assim, a narrativa de viagem ao Oriente no século XIX, ao se tornar literária, tem por este, sob influência do romantismo, um interesse exótico que privilegia o passado. Contudo, as referências e imagens deste passado na paisagem oriental são as mais diversas, possuindo mesmo, algumas vezes, sentidos opostos. Se esse passado é prioritariamente religioso em Chateaubriand, ele vai se tornando cada vez mais constitutivo da própria paisagem humana e presente em Lamartine e, em meio século, essa presença cotidiana do passado ganha um teor mais positivo. É o que se pode notar já a partir de Nerval, que assume um exotismo integral, no qual convivem e misturam-se o sujo, o belo, o velho, o sonho. A paisagem surge, assim, como uma forma de identificação intensa com o passado e, se sua composição reflete a busca da cor local, esboça também uma espécie de crítica ao que começa a se considerar como as faltas da civilização ocidental. Résumé À la fin du 18ème siècle le régard du voyageur européen sur l’Orient musulman se transforme. L’expérience de rupture amenée par la Révolution Française accélère le processus d’identification de l’Orient au passé et à l’immobilisme historique. De cette façon, le récit de voyage en Orient pendant le XIXe siècle, sous l’influence du romantisme, possède pour l’Orient un intérêt exotique qui privilegie le passé. Toutefois, les reférences, les images du passé dans le paysage oriental sont les plus divers, ayant même des significations quelques fois opposées. Si le passé est plutôt religieux chez Chateaubriant, il devient partie du paysage humain et présent chez Lamartine et, depuis un demie siècle, la présence du passé au cotidien gagne um aspect encore plus positif. On le remarque déjà chez Nerval, qui assume un exotisme intégral, dans lequel on voit mélangés le beau, le vieux, le laide, le rêve. Ainsi, il ne s’agit seulement d’une recherche de la couleur locale, mais aussi d’évasion et même d’une certaine critique de ce qu’on commence à apercevoir comme des pertes de la civilisation occidental.

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