
Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área da saúde ou aplicações médicas
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 9; Issue: 14 Linguagem: Português
10.5007/1807-0221.2012v9n14p44
ISSN1807-0221
AutoresThiago Henrique Ramos da Mata, André Barros Sales,
Tópico(s)Dental Radiography and Imaging
ResumoA utilização de bonecos anatômicos virtuais tem conquistado espaço no ensino das ciências de saúde. Sua utilização auxilia no estudo médico de anatomia e na simulação de pacientes com patologias, doenças agudas e traumas. As tecnologias recentes tornaram possível o surgimento de vários bonecos anatômicos virtuais tridimensionais de acesso Web. Realizou-se então, a definição de critérios para a avaliação e escolha destes bonecos com o foco no ensino na área de saúde ou aplicações médicas com o objetivo de auxiliar na escolha do boneco mais adequado conforme cada contexto. Para tal, foram levantados alguns frameworks de avaliação relacionados ao tema e então desenvolvidos os critérios de avaliação e seus níveis de pontuação, até finalmente avaliar os bonecos anatômicos encontrados. Como resultado, foram definidos os critérios de navegabilidade, tridimensionalidade, interatividade e realismo, cada um destes podendo receber pontuação de 0 a 5. Entre os bonecos avaliados, os bonecos BioDigital Human e Anatomography foram os que obtiveram as melhores pontuações ao todo, 16 pontos ou 80%. Mas, caso se utilize de diferentes pesos para os critérios, os bonecos melhores pontuados podem ser outros. No quadro geral, os bonecos apresentaram uma pontuação média de 3,19 pontos ou 63,89% com desvio padrão de 1,51.
Referência(s)