Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem

2011; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 20; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/s0104-07072011000500024

ISSN

1980-265X

Autores

Carla Regina de Souza Teixeira, Luciana Kusumota, Fernanda Titareli Merízio Martins Braga, Vanessa Pirani Gaioso, Cláudia Benedita dos Santos, Vivian Libório de Sousa e Silva, Emı́lia Campos de Carvalho,

Tópico(s)

Patient Safety and Medication Errors

Resumo

OBJETIVO: avaliar o uso de simulador no ensino da avaliação clínica dos olhos. MATERIAL E MÉTODO: estudo experimental, randomizado, controlado com 31 alunos do 2º ano de Graduação em Enfermagem de uma escola do interior paulista. A coleta dedados ocorreu de setembro a outubro de 2009, com dois instrumentos previamente validados, após autorização do Comitê de Ética. Os sujeitos foram divididos em Grupo 1 (ensino tradicional e o uso do simulador de baixa fidelidade) e Grupo 2 (ensino tradicional) para a avaliação dos olhos. RESULTADOS: houve aumento de acertos pelos sujeitos nas questões teóricas após a aula expositiva dialogada. Na avaliação prática clínica dos olhos a média percentual de acertos foi de 76±7 (Grupo 1) e 21±11 (Grupo 2) (p < 0,01). CONCLUSÃO: o uso do simulador mostrou ser estratégia facilitadora no processo ensino-aprendizagem

Referência(s)