
Multiculturalismo, pesquisa e formação de professores: o caso das Diretrizes Curriculares para a Formação Docente
2005; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 13; Issue: 48 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362005000300004
ISSN1809-4465
AutoresAna Canen, Giseli Pereli de Moura Xavier,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente artigo discute possibilidades de articulação de uma perspectiva multicultural ao componente de pesquisa na formação docente, analisando implicações de tal articulação e discutindo a extensão em que está presente no discurso das Diretrizes Curriculares de Formação de Professores (BRASIL, 2000b). Em um primeiro momento, discute o multiculturalismo e a pesquisa, como componentes da formação de professores, levantando tensões e possibilidades em sua articulação; em seguida, relata o contexto em que emergem as recentes políticas educacionais e analisa ênfases e silêncios das diretrizes curriculares nacionais de formação de professores, com relação ao papel da pesquisa e do multiculturalismo em suas formulações. Conclui, indicando a necessidade de se concretizar estratégias multiculturais na formação docente que permitam superar binômios tais como o que separa pesquisa acadêmica de pesquisa prática nessa formação.
Referência(s)