
Desafios e oportunidades para o agronegócio da cebola no Brasil
2005; Associação Brasileira de Olericultura; Volume: 23; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0102-05362005000400034
ISSN1806-9991
AutoresNirlene J. Vilela, Nozomu Makishima, V. R. Oliveira, N. D. Costa, J. C. M. Madail, Waldemar P. Camargo Filho, Guido Boeing, Paulo Melo,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoEste trabalho teve por objetivo descrever alguns aspectos socioeconômicos relacionados à cebola no Brasil e detectar os principais desafios e oportunidades que o produto apresenta para o agronegócio. A cultura, de caráter tipicamente "familiar" (88%), gera cerca de 250 mil empregos somente no setor de produção. O consumo é estável em 85 mil t por mês. A consolidação do Mercosul e a conseqüente importação de cebola da Argentina somada à produção nacional tem causado excesso de oferta em alguns meses, gerando perdas e conseqüentes prejuízos para os produtores. O setor produtivo brasileiro necessita elevar o nível tecnológico para alcançar maior eficiência técnica e econômica. No entanto, é necessário que as regiões produtoras do Brasil e da Argentina tenham estabilidade de produção e que a quantidade ofertada seja suficiente para atender às necessidades de abastecimento em determinados períodos do ano, sem causar desequilíbio no mercado.
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