
Effects of the Ethanol Extracts of Leaves and Branches from Four Species of the Genus Croton on Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychidae)
2011; Volume: 6; Linguagem: Português
10.14295/ba.v6.0.89
ISSN1809-8460
AutoresWendel Teles Pontes, José Cândido Guerra de Oliveira, Cláudio Augusto Gomes da Câmara, Carla Patrícia Oliveira de Assis, José Vargas de Oliveira, M. G. C. Gondim Júnior, Reginaldo Barros,
Tópico(s)Insect-Plant Interactions and Control
ResumoO ácaro rajado Tetranychus urticae Koch é uma das principais pragas agrícolas, infestando importantes culturas como o algodoeiro, videira e tomateiro. Nos últimos anos, o estudo de extratos vegetais objetivando o controle alternativo de pragas tem-se intensificado, tornando-se uma alternativa promissora, atraindo o interesse de um número cada vez mais crescente de pesquisadores. Este trabalho teve como objetivo avaliar a efeito residual de extratos etanólicos a 1% de folhas e ramos de quatro espécies do gênero Croton (C. rhamnifolius Kunth, C. sellowii Baill, C. jacobinensis Baillon, C. micans (Baill)) sobre o ácaro rajado T. urticae. Discos de folhas com os ácaros foram previamente imersos por cinco segundos nos extratos. Verificou-se que o extrato das folhas de C. sellowii causou 69% de mortalidade, e que o extrato das folhas de C. jacobinensis não apresentou toxicidade sobre o ácaro. Os experimentos revelaram ainda que a fecundidade dos ácaros foi afetada e que todos os extratos foram repelentes na concentração de 1%.
Referência(s)