Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O camponês e a fotografia

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 26 Linguagem: Português

10.1590/s0104-44782006000100004

ISSN

1678-9873

Autores

Pierre Bourdieu, Marie-Claire Bourdieu,

Tópico(s)

Diverse Cultural and Historical Studies

Resumo

Recorrendo a uma etnografia da aldeia do Sudoeste francês onde o autor passou sua infância, este artigo analisa os usos sociais e o sentido das fotografias e da prática fotográfica na sociedade camponesa do Béarn nos inícios de 1960. A fotografia surgiu ali, pela primeira vez, durante as grandes cerimônias da vida familiar e coletiva, como os casamentos, em que preenchia a função de afirmar a unidade, posição e fronteiras das linhagens envolvidas. Tais cerimônias podiam ser fotografadas porque estavam fora da rotina diária, e deviam ser fotografadas para solenizar e materializar a imagem que o grupo pretendia apresentar de si próprio. Por isso, as fotografias são vistas e apreciadas não em si mesmas e por si mesmas, isto é, em termos das suas qualidades técnicas ou estéticas, mas como sociogramas leigos que possibilitam um registro visual das relações e papéis sociais existentes.

Referência(s)