
Estudo das representações sociais de professores de 1ª. a 4ª. série do ensino fundamental sobre a motivação dos alunos e o papel do erro na aprendizagem
2001; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 11; Issue: 21 Linguagem: Português
10.1590/s0103-863x2001000200009
ISSN1982-4327
AutoresDanilo Saretta Veríssimo, Antônio dos Santos Andrade,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo buscou identificar as representações de professores sobre a motivação dos alunos e o papel do erro na aprendizagem. Embasam o trabalho a teoria das Representações Sociais e a perspectiva Construtivista sobre o ensino. São analisados os dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas com seis professores de 1ª. a 4ª. séries do Ensino Fundamental. Sobre a motivação, as representações giram em torno da idéia de que o centro da atenção dos professores deveria ser o interesse do aluno, utilizando o que ele gosta como forma de atraí-lo e engajá-lo na aprendizagem. Tal concepção distancia-se da perspectiva construtivista, na qual a motivação para a aprendizagem deve ser intrínseca à tarefa do aluno. Quanto ao erro, os conceitos construtivistas estão presentes, mas sem uma apropriação aprofundada.
Referência(s)