Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Proposta de leitura e escrita de melodias

2001; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Issue: 22 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-9125.v0i22p96-101

ISSN

2316-9125

Autores

Ana Cristina Fricke Matte,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo descreve e analisa, a partir de uma visão psicolingüística, a experiência de ensino de notação musical melódica com uma turma de crianças de quatro a sete anos em um curso de iniciação musical. O trabalho iniciou-se com a audição de canções populares infantis, interpretação corporal melódica das canções e leitura/escrita livre ou orientada de arranjos e canções. Utilizou a noção de música como linguagem e não como técnica e concluiu que, dessa forma, a aula de música torna-se um espaço e um meio para a manifestação das emoções e sensibilidade das crianças.

Referência(s)
Altmetric
PlumX