Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma nova e moderna sociedade? O esporte no teatro de Arthur Azevedo

2015; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 37; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1016/j.rbce.2012.05.001

ISSN

2179-3255

Autores

Víctor Andrade de Melo, Jorge Knijnik,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Esse artigo tem por objetivo discutir como um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, Arthur Azevedo, ao lançar olhares sobre a sociedade do seu tempo (final do século XIX), incorporou o esporte em sua produção teatral. Considerando o destaque da presença do tema nas obras, analisamos “O Bilontra” (1885), “O Tribofe” (1892) e “A Capital Federal” (1897). Conclui‐se que a representação da prática nessas peças expressa tanto a força da sua presença social quanto a sua capacidade de dramatizar as contradições do processo de modernização em marcha no Brasil daquele momento. In this article we consider how Arthur Azevedo, one of the most important Brazilian playwrights, while casting his glance over contemporary society (late 19th century), has incorporated the theme sport in his plays. As sport is a topic that featured in several plays of Azevedo, we have analyzed “O Bilontra” (1885), “O Tribofe” (1892) and “A Capital Federal” (1897). We conclude that the representation of sport in those plays expresses both the strength of the sport's presence at the society and its capacity to dramatize the contradictions of the modernization process that was ongoing in Brazil at the emergence of the 20th century. Este artículo pretende discutir cómo uno de los más importantes dramaturgos de Brasil, Arthur Azevedo, al lanzar miradas sobre la sociedad de su tiempo, insertó el deporte en su producción teatral. Considerando el destaque de la presencia del tema en las obras, se analizó “O Bilontra” (1885), “O Tribofe” (1892) e “A Capital Federal” (1897). Llegamos a la conclusión de que la representación del deporte en estas obras expresa tanto la fuerza de su presencia social cuanto su capacidad de dramatizar las contradicciones del proceso de modernización en marcha en Brasil a finales del siglo.

Referência(s)