
UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS TÉCNICAS HARD E SOFT LADDERING APLICADAS À PERCEPÇÃO DE VALOR DE ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO A UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE RIO VERDE-GO
2010; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Linguagem: Português
10.5585/rai.2010432
ISSN1809-2039
AutoresCarlos Antônio Cardoso Sobrinho, Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Aline Redondo Martins, Gustavo Henrique de Freitas Coelho,
Tópico(s)Human Behavior and Motivation
ResumoPesquisas acadêmicas que versam a respeito do valor para o cliente, utilizando o conceito da teoria da cadeia de meios-fim, têm se mostrado crescentes. A técnica de entrevista Laddering tem sido a ferramenta mais usada para estabelecer a relação entre atributos, consequências e valores propostos por essa teoria. Diante disso, neste estudo realizou-se uma análise comparativa entre as características da Laddering tradicional, chamada de Soft Laddering, e a variação dessa técnica denominada de Hard Laddering, representada nesta pesquisa pelo questionário auto-administrável Paper-and-Pencil. Essa análise comparativa atende a necessidade dos pesquisadores de conhecerem aspectos específicos de cada uma das abordagens da Laddering para que haja adequação entre a teoria da cadeia de meios-fim e a escolha pela técnica que mais se enquadra no seu objeto de estudo. Na revisão de literatura foram examinados os conceitos da teoria de meios-fim; a descrição das duas abordagens da entrevista Laddering e o conceito de valor pessoal para o cliente, nesse caso, os acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Na análise comparativa foram apresentadas as diferenças e similaridades entre a Soft Laddering e o questionário Paper-and-Pencil Hard Laddering. A comparação demonstra maior eficiência da Soft Laddering, porém, sugere que o questionário Paper-and-Pencil apresenta uma potencialidade em gerar resultados semelhantes aos da abordagem tradicional, dependendo de sua adaptação e aplicação.
Referência(s)