Artigo Acesso aberto

Crise, persuasão e o universo cultural do barroco - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2011v18n22p90

2012; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 18; Issue: 22 Linguagem: Português

10.5752/p.2316-1752.2011v18n22p90

ISSN

2316-1752

Autores

Rodrigo Espinha Baeta,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

A arte barroca perseguiria, incondicionalmente, a elaboração deum discurso de qualidade altamente retórica com o objetivo dealcançar a meta final da persuasão. As motivações que impulsionariam o exercício da persuasão estariam vinculadas à construção de estratégias de propaganda empreendidas pela Igreja e pelos governos autoritários, em crise constante por causa do colapso econômico, político, mas principalmente devido às revoltas sociais que se desenhavam na esfera das sociedades seiscentistas, um panorama conturbado que se estenderia à próxima centúria. Por meio do artifício da imaginação e da fantasia, logo, da dramatização e da teatralização das expressões visibilísticas, os artistas, comprometidos com as monumentais estruturas depoder, construiriam um sedutor discurso de alto teor retórico querevelaria, simbolicamente, o caráter grandioso da Igreja e dosimpérios absolutistas, dirigindo as massas a um comportamentoadequado de apoio e subordinação aos governos.

Referência(s)