Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino de leitura

2009; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0103-166x2009000300013

ISSN

1982-0275

Autores

Geraldina Porto Witter,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

. Apresentam ampla expe-riencia como docentes e pesquisadores envolvidos nabusca de melhor formacao para os leitores.O livro compreende apresentacao, prefacio, setepartes nas quais estao distribuidos 23 capitulos, apen-dice e indice de conteudo e de autores. A apresentacaoe de Richard T. Vacca, ex-presidente da InternationalReading Association e professor emerito da Kent StateUniversity. O prefacio e de responsabilidade dos autores,que comecam por destacar o crescimento da necessi-dade de criacao de estrategias de orientacao de leituranos tempos atuais para todas as disciplinas. Alem dosprofessores, o livro serve a pesquisadores, a medida quefornece no apendice instrumentos e estrategias que,note-se, requerem adaptacao para a realidade brasileira.Na parte 1, que compreende dois capitulos,apresentam-se guias de estrategias para alunos de 9aserie de ensino fundamental. O primeiro capitulo fazuma breve recuperacao da historia do uso destes guias,consideracoes sobre o presente e o que pode ser espe-rado no futuro. O capitulo seguinte destaca a impor-tância dos guias de estrategias, especialmente nomundo de informacoes no qual professores e alunoshoje vivem. A maneira tradicional de uso de guias resul-tou, em geral, em experiencias negativas, pois muitasvezes os alunos respondiam a estes instrumentos so-zinhos, em casa, sem a participacao ativa de professo-res e colegas. Os professores precisam saber selecionaros guias de acordo com as caracteristicas e necessidadesdo estudante e modelar o seu uso.Na parte 2 sao abordados os guias colaborativos,criados para estimular a discussao e a interacao emgrupos (diades ou grupos pequenos). Compreende trescapitulos, cada um deles enfocando um tipo de guia. Ocapitulo 3 trata do guia colaborativo de ver-ouvir, apli-cavel em todos os niveis de ensino e que se mostrouparticularmente eficaz no ensino de ciencias, linguas,estudos sociais e artes classicas. E uma estrutura queorienta para observar e ouvir tomando notas, deixandoa leitura para um momento posterior. O capitulo 4enfoca um guia passivel de uso em todos os niveis deensino, o guia de leitura interativa, muito util no ensinode leitura, linguagem, linguas, matematica, estudos

Referência(s)
Altmetric
PlumX