
As aparências não enganam: as representações sociais de qualidade suscitadas pelos prédios escolares
2008; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 13; Issue: 38 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782008000200008
ISSN1809-449X
AutoresLuís Carlos Sales, Guiomar de Oliveira Passos,
Tópico(s)Social Representations and Identity
ResumoNeste trabalho são investigadas as representações sociais presentes nas apreciações de escolas feitas por pais entrevistados por Sales (2000) em pesquisa sobre "o valor simbólico do prédio escolar". Objetiva-se identificar elementos para um conceito de ensino de qualidade, buscando o que está subjacente a essas apreciações. O material explorado consiste num corpus formado por depoimentos de pais de estudantes do ensino fundamental e médio de Teresina (PI) e Natal (RN), destacando os critérios de julgamento envolvidos na classificação das escolas, ou seja, os princípios norteadores da ação. Os depoimentos mostraram que ensino de qualidade envolve instalações físicas, disciplina rigorosa, ensino exigente e avançado; seletividade e professores qualificados e bem remunerados, sendo parte do sistema simbólico que tem por função transfigurar e dissimular relações reais que estão em estreita ligação com o sistema social de que fazem parte.
Referência(s)