Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As aparências não enganam: as representações sociais de qualidade suscitadas pelos prédios escolares

2008; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 13; Issue: 38 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782008000200008

ISSN

1809-449X

Autores

Luís Carlos Sales, Guiomar de Oliveira Passos,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

Neste trabalho são investigadas as representações sociais presentes nas apreciações de escolas feitas por pais entrevistados por Sales (2000) em pesquisa sobre "o valor simbólico do prédio escolar". Objetiva-se identificar elementos para um conceito de ensino de qualidade, buscando o que está subjacente a essas apreciações. O material explorado consiste num corpus formado por depoimentos de pais de estudantes do ensino fundamental e médio de Teresina (PI) e Natal (RN), destacando os critérios de julgamento envolvidos na classificação das escolas, ou seja, os princípios norteadores da ação. Os depoimentos mostraram que ensino de qualidade envolve instalações físicas, disciplina rigorosa, ensino exigente e avançado; seletividade e professores qualificados e bem remunerados, sendo parte do sistema simbólico que tem por função transfigurar e dissimular relações reais que estão em estreita ligação com o sistema social de que fazem parte.

Referência(s)