
Relações entre atitude, conceito e utilidade da estatística
2001; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572001000100007
ISSN2175-3539
AutoresClaudette Maria Medeiros Vendramini, Márcia Regina Ferreira de Brito,
Tópico(s)Statistics Education and Methodologies
ResumoPesquisas têm indicado atitudes negativas dos estudantes em relação à Estatística e dificuldades na aprendizagem dessa disciplina. Assim, avaliou-se a relação entre essas atitudes, o conceito e a utilidade da Estatística para 319 universitários que responderam a um questionário informativo e a uma escala de atitudes em relação à Estatística. Essa escala apresentou uma alta consistência interna. Poucos conseguiram definir Estatística e não apresentaram diferença de atitudes em relação àqueles que não conseguiram defini-la. A maioria considerou-a uma ferramenta útil, revelando ter atitudes mais positivas do que aqueles que não a consideraram útil. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias de ensino que revelem a utilidade da Estatística para que os estudantes desenvolvam atitudes mais positivas, melhorando o ensino-aprendizagem dessa disciplina.
Referência(s)