
Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870)
2014; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 42 Linguagem: Português
10.1590/s2236-34592014000100006
ISSN2236-3459
AutoresVivian Batista da Silva, Tatiane Tanaka Perez,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO artigo que aqui se apresenta examina manuais e provas feitas pelos estudantes da Escola Normal de São Paulo nos anos de 1870. Isso significa perguntar quais temas, conteúdos e referências eram ensinados no início da docência e como esses saberes eram lidos, interpretados, citados, enfim, de que modo eram apropriados. Os livros e exames analisados são indícios exemplares do que se ensinava e do que se aprendia num curso ainda em consolidação. Os livros e as provas em pauta foram, em suma, produtos e produtores de uma institucionalização e formalização dos saberes do início do magistério, revestindo-se dos temas previstos para estudo na Escola Normal, dos modos como foram desenvolvidos e da maneira como foram selecionadas e mobilizadas as referências do curso.
Referência(s)