
Reflexões acerca do papel do fonoaudiólogo junto à família de uma criança com Transtorno Global do Desenvolvimento: estudo de caso
2010; Brazilian Society of Speech Therapy; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1516-80342010000300020
ISSN1982-0232
AutoresMarta Cecília Rabinovitsch Gertel, Suzana Magalhães Maia,
Tópico(s)Language Development and Disorders
ResumoO objetivo deste artigo foi refletir e discutir o papel do fonoaudiólogo na condução das estratégias terapêuticas junto à família de uma criança com Transtorno Global do Desenvolvimento. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso de uma criança com Transtorno Global do Desenvolvimento atendida de julho/2002 a novembro/2004. Os recortes do material clínico retratam o percurso seguido ao longo do eixo da história do paciente enfatizando os momentos significativos que geraram desenvolvimento do processo terapêutico fonoaudiológico no que se refere à comunicação oral e integração social no ambiente familiar. O enfoque das estratégias clínicas foi direcionado para propiciar um ambiente físico e emocional capaz de promover experiências constitutivas que respeitem a singularidade de cada paciente levando em conta a realidade da família e da comunidade onde se encontra inserido aquele núcleo social. Portanto, em nosso entender, a atuação fonoaudiológica pode ser direcionada para a criação de situações que favoreçam o processo [de cada paciente] de inclusão na vida cotidiana, com o respeito que todas as pessoas merecem.
Referência(s)